PRINCIPAIS TEMAS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

RESUMO IMPERIALISMO - 9 º ANO

Escola Estadual Clarimundo Carneiro
Resumo Prova Bimestral de História – 1º bimestre – 2011
Data da prova: 04/05 ( quarta-feira)
Conteúdo: 1) brasil republica
                        2) revoltas da republica velha
                        3) segunda revolução industrial e imperialismo
Valor: 8,0 pontos

1)      Segunda Revolução Industrial

O período que se estende da metade do século XIX até a explosão da Primeira Guerra Mundial foi marcado por profundas transformações históricas. Nesse período, as potências industriais iniciaram novo ciclo de expansão capitalista, também conhecido como imperialismo dividindo entre si boa parte do planeta.
As mudanças na estruta capitalista impulsionadas, sobretudo pelos progressos técnicos, cujo conjunto muitos denominam por Segunda Revolução Industrial. Essa nova base cientifica e tecnológica impulsionou inovações em diversos setores da sociedade, não se restringindo apenas à produção de mercadorias e ao universo da indústria pesada.
A incrível escalada na produção de novidades e na quantidade de mercadorias implicou desdobramentos mais gerais; a  necessidade permanente de ampliação de novos mercados consumidores e a busca incessante de matéria prima.
Com o objetivo de aumentarem sua margem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, os países industrializados (Inglaterra, França, E.U.A, Alemanha, citando alguns) se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos. Ocorreu neste período uma nova ocupação colonial realizada pelas nações ricas capitalistas.
 O neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo. Os países escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados. Um exemplo deste desrespeito foi o ponto culminante da dominação neocolonialista, quando países europeus dividiram entre si os territórios africano e asiático, sem sequer levar em conta as diferenças éticas e culturais destes povos.  e
As disputas econômicas e territoriais de caráter internacional desencadearam intensa concorrência entre esses países, a qual desembocou na eclosão da Primeira Guerra Mundial, 1914.

Bibliografia:
História: Geral e Brasil – José Geraldo Vinci de Moraes
História Global – Gilberto Cotrim
Sua pesquisa.com -  http://www.suapesquisa.com/historia/imperialismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário