9ºANO: GOVERNOS TOTALITARISTAS: FASCISMO, NAZISMO E ESTADO NOVO


TOTALITARISMO

            A partir do final da década de 1920, início da década de 1930 começou a surgir no mundo um regime político diferente de todos os demais. O TOTALITARISMO tinha como característica o total domínio da sociedade.             Mais que um governo autoritário, objetiva-se o controle não só do âmbito público, como também das relações privadas do ser humano, penetrando no cotidiano dos cidadãos e controlando e impondo princípios por meios de “modernos” mecanismos de propaganda.
          A incapacidade dos governos liberais e democráticos de lidarem com a crise e posteriores conflitos da década de 1930 permitiu a ampla disseminação de tais governos totalitaristas. Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Argentina e Brasil, são alguns dos países que adotaram tal forma de governo que tinha como características gerais.        

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

         Valorização do Estado
         Obediência cega ao líder
         Supervalorização da nação
         Aversão ao estrangeiro
         Militarismo
         Anticomunismo
      Contudo cada governo de acordo com suas necessidades e o contexto histórico de sua região desenvolveu especificidades próprias. Analisaremos as características próprias de somente três governos totalitaristas: Fascismo (Itália ) nazismo ( Alemanha) estado novo ( Brasil)
1)    FACISMO:

         País de origem: Itália
         Líder: Benito Mussolini                          
         Em 1919, Mussolini começa a organizar o movimento fascista, que culmina na constituição do Partido Nacional Fascista em 1921.
         O movimento contou com o apoio da elite conservadora e anticomunista italiana
         1922- Marcha sobre Roma – Os fascistas chegam ao poder.

1 .1) CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO FASCISTA


         Corporativismo: a sociedade analisada enquanto um CORPO, onde cada grupo social desenvolve o seu papel socioeconômico de forma harmoniza e respeitando e não questionando a posição do outro.
         Nacionalismo;
         “Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado” MUSSOLINI
         Rejeitavam a democracia, o liberalismo e o socialismo
         Antiproletário
         Reestruturação do ensino público
         Política externa agressiva e de expansão

1.2) PRINCIPAIS  AÇÕES


         1929: TRATADO DE LATRÃO – acordo entre Igreja Católica e Mussolini que reconhecia a soberania do Estado do Vaticano
         1936: INVASÃO DA ETIÓPIA- APROXIMAÇÃO COM O TOTALITARISMO ALEMÃO

2)    NAZISMO

         País de origem: Alemanha
         Líder: Adolf Hitler                                  
         Em 1923 Hitler organiza um golpe, Putsch de Munique, contra o governo alemão. O golpe foi rapidamente reprimido, e Hitler condenado à prisão.
         Nos cinco anos de confinamento ele organiza as bases de sua doutrina nazista no livro Mein Kampf (Minha luta)
         Com a grave crise econômica alemã a doutrina nazista ganha adeptos e em 1933, Hitler assume o poder como chanceler (primeiro ministro), indicado pelo próprio presidente Hindenburg
         1934: morre o presidente Hindenburg e Hitler torna-se o líder absoluto da Alemanha
         1936-1939: Inicia a sua campanha expansionista; estabelece acordo de apoio com a Itália de Mussolini e participa da Guerra Civil Espanhola, onde testa novos armamentos e táticas de guerra que utilizaria durante a Segunda Guerra Mundial

2.2) CARACTERISTICAS NAZISTAS:

         Superioridade ariana;
         Anti-semitismo;
         Fortalecimento do Estado;
         Expansionismo;

3)    ESTADO NOVO

               
                O governo totalitarista brasileiro, conhecido como Estado Novo só irá se estabelecer entre os anos de 1937 a 1945, anos finais do governo de Vargas. Este chega ao poder após a Revolução de 1930.

3.1) Revolução de 1930:


“FAÇAMOS A REVOLUÇÃO, ANTES QUE O POVO A FAÇA.” ANTÔNIO CARLOS

                A crise de 1929 afetou profundamente a economia cafeeira brasileira. O enfraquecimento econômico dos cafeicultores, principalmente os paulistas, ajudou para desestruturar a organização de poder da REPÚBLICA VELHA.
            As eleições de 1930 revelaram a crise política pela qual passava o país. O então presidente paulista Washington Luís, deveria indicar, segundo a lógica da política do café-com-leite, um mineiro. No entanto, o presidente indicou Julio Preste, político paulista, rompia-se deste modo o acordo político entre as oligarquias mineiras e paulistas.
            Neste clima de instabilidade política as oligarquias durante a República Velha foram relegadas a um segundo plano, começaram a reivindicar a sua participação no cenário político brasileiro, organizando-se no partido político, ALIANÇA LIBERAL
A)    ALIANÇA LIBERAL: Aliança constituída por lideranças gaúchas, mineiras e paraibanas.
         PROGRAMA: INSTITUIÇÃO DO VOTO SECRETO/ CRIAÇÃO DE LEIS TRABALHISTAS/ INCENTIVO À PRODUÇÃO INDUSTRIAL
         CANDIDATOS: GETÚLIO VARGAS (PRESIDENTE) E JOÃO PESSOA (VICE-PRESIDENTE)
            As eleições de 1930 se caracterizaram pelas fraudes e pela manipulação dos votos por ambos os candidatos: Getúlio Vargas e Júlio Prestes. Em 1º de março de 1930, apuração dos votos concedeu a vitória ao paulista Júlio Preste.
            A Aliança Liberal se recusou a reconhecer a derrota e quando em julho de 1930 o candidato a vice João Pessoa foi assassinado, surgiu uma causa imediata para um golpe político. Vargas acusou Júlio Preste do assassinato e buscou impedir a posse do mesmo.
            Em outubro do mesmo ano avançaram as manifestações de oposição pelo país pressionando Washington Luis a renunciar em 24 de outubro de 1930. Getúlio Vargas chegava ao poder e a República Velha tinha o seu fim.

3.2) VARGAS NO PODER

a) GOVERNO PROVISÓRIO (1930 – 1934)


            O foi entregue a Vargas provisoriamente, assumindo o compromisso que constituir uma nova Constituição para o país e retornar o processo democrático. Contudo suas primeiras medidas foi a suspensão da Constituição de 1891; o fechamento do Congresso Nacional; e a indicação de INTERVENTORES – pessoa nomeada pelo presidente da República para chefiar os governos dos Estados.
·         REVOLTA DE SÃO PAULO (1932)

A oligarquia paulista resistiu em perder o seu prestigio político e começou a organizar um movimento contra o novo presidente. A revolta constitucionalista de 1932 exigia principalmente:
          NOMEAÇÃO DE UM INTERVENTOR CIVIL E PAULISTA
         NOVAS ELEIÇÕES
         CONVOCAÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE
            Em 1932, durante uma manifestação pública contra o governo federal quatro estudantes paulistas iram morrer em um conflito de rua. Era o necessário para que se inicie o movimento.
            Em 9 de Julho de 1932 explodiu a Revolução Constitucionalista, que colocou em conflito tropas paulistas e tropas federais. Após três meses de conflito os paulistas saem derrotados, no entanto, vitoriosos politicamente. Consegue garantir a eleição da Assembléia Nacional Constituinte para a elaboração da nova constituição brasileira
·         CONSTITUIÇÃO DE 1934

PRINCIPAIS PONTOS:
         VOTO SECRETO;
         DIREITOS TRABALHISTAS
         NACIONALISMO ECONÔMICO
         A NOVA CONSTITUIÇÃO ESTABELECIA QUE O PRIMEIRO PRESIDENTE FOSSE ELEITO POR VOTO INDIRETO, PELOS MEMBROS DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE – VARGAS INICIA O SEU MANDATO CONSTITUCIONAL

b) GOVERNO CONSTITUCIONAL (1934-1937)


            Caracteriza-se pelo conflito entre dois grupos políticos com ideologias amplamente diversas: os integralistas e os aliancistas. A AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA (AIB) formada em 1932 por Plínio Salgado tinha fundamentos nazifascistas. A  ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA (ANL), possuía fundamentos socialistas, comunistas e anarquistas, tendo como principal lides Luís Carlos Prestes.
            Os aliancistas tinham propostas mais populares e revolucionárias e sofreu profundamente com a perseguição da policia de Vargas. Diante da perseguição e posterior ilegalidade em 1935 o movimento organizou uma rebelião que eclodiu em novembro de 1935 – INTENTONA COMUNISTA
·         INTENTONA COMUNISTA

         ORGANIZADA PELO GRUPO POLÍTICO ANL
         LIDER: LUÍS CARLOS PRESTES
         PROPOSTAS: NACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS/ REFORMA AGRÁRIA/ GARANTIA DE LIBERDADES INDIVIDUAIS ENTRE OUTRAS MEDIDAS POPULARES
         EM NOVEMBRO DE 1935 ECLODIU A INTENTONA QUE SE ESPALHOU PELOS BATALHÕES DO RIO GRANDE DO NORTE, PERNAMBUCO E RIO DE JANEIRO
         A REVOLTA FOI RAPIDAMENTE REPRIMIDA
         O GOVERNO SE APROVEITOU DO MOMENTO E TORNOU-SE MAIS AUTORITÁRIO

c) GOVERNO DITATORIAL (1937 – 1945)


               A Intentona Comunista serviu de pretexto para o “endurecimento” do governo de Vargas. E mesmo se preparando para as eleições de 1938, Vargas preparava um golpe, que começou a se vislumbrar a partir de setembro de 1937 quando foi revelado ao público a “descoberta” de um perigoso plano comunista o Plano Cohen.
               Tal documento, forjado pelo próprio governo foi utilizado como justificativa para a declaração do Estado de sítio, e posterior cerco ao Congresso e a instituição de uma nova constituição. O poder passa a ser totalmente centralizado nas mãos de Vargas, iniciava-se o ESTADO NOVO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8º ANO: EUROPA NO SÉCULO XIX: UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA E DA ALEMANHA

9ºANO: RESUMO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL