Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)
Antecedentes:
1) Imperialismo/ Disputas Nacionalistas e concorrência econômica: Buscando novos mercados para a venda de seus produtos, os países industrializados entravam em choque pela conquista de colônias na África e na Ásia.Cada potência dificultava a expansão econômica do país concorrente. Estas disputas econômicas geraram um movimento nacionalista em diversas regiões da Europa, e o nacionalismo exaltado provocava um desejo de expansão territorial, que culminou em conflitos armados.
2) Política de Alianças: Deste clima de tensão internacional começou a se estabelecer acordos, tratados entre as grandes potências do período. A política de alianças facilitou a organização de um conflito mundial, pois os embates deixavam de serem apenas entre os países diretamente envolvidos, assim como com seus aliados.
- Tríplice Aliança: formada por Alemanha, Áustria e Itália
- Tríplice Entente: formada por Inglaterra, França e Rússia
3) Estopim: Assassinato do Arquiduque herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, morto pelo estudante da Bósnia – Herzegovina (província austríaca reivindicada pela Sérvia) em 14 de Julho de 1914.
4) Etapas do Conflito:
- 1ª Etapa (1914- 1915): Guerra de Movimento: período de grande movimentação nas frentes de batalha
- 2º Etapa: Guerra de Trincheiras (1915-1916): A Primeira Guerra Mundial pode ser caracterizada pela guerra de Trincheiras, período em que cada um dos lados beligerantes busca garantir suas posições, evitando o avanço do inimigo.

NÃO SE ESQUEÇAM: TRINCHEIRAS são bem mais que buracos no chão pessoal! Pensem na importância estratégica das trincheiras e nas marcas físicas e emocionais que elas deixaram nos soldados.... Finjam que vocês são profundos!!!
- 3º Etapa: (1917-1918): Entrada dos Estados Unidos e a saída da Rússia: O apoio financeiro e material oferecido pelos EUA ao entrarem na guerra foi decisivo para a vitória da Tríplice Entente. Isolada e sem condições de sustentar a guerra a Alemanha acabou assinando um armistício em 11 de novembro de 1918. Chegava ao fim a Primeira Guerra Mundial.
5) Pós-Guerra: conseqüências
- Ascensão dos Estados Unidos enquanto potência mundial
- Declínio da hegemonia inglesa
- Tratado de Versalhes: Regulava a paz com a Alemanha
Principais pontos do tratado: Desmilitarização da Alemanha/Devolução da Alsácia e da Lorena à França entre outros territórios/Divisão do território alemão em dois pelo Corredor Polonês/Pagamento de indenização aos vencedores
6) Tratado de Versalhes e Segunda Guerra Mundial:
A humilhação imposta à Alemanha pelo tratado de Versalhes seria fonte de ódios e ressentimentos entre o povo alemão. Criava-se assim, nesse país, um clima propício ao despertar de sentimentos extremistas, sentimentos estes capitalizados pelo Nazismo.