9ªano: GRANDE DEPRESSÃO: CRISE DE 1929

A Grande Depressão: Crise de 1929

Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornaram a maior potência econômica do mundo. Em 1920, a indústria americana era responsável por quase 50% da produção industrial global. Os americanos viviam um período de grande otimismo, acreditando que a prosperidade duraria para sempre. Esse período de consumo excessivo e confiança no progresso foi chamado de "American Way of Life".

Durante quase toda a década de 1920, a economia americana parecia estar em alta. No entanto, enquanto a Europa se reconstruía após a guerra e reduzia seu comércio com os EUA, a produção industrial americana continuava a crescer. Isso resultou em superprodução — ou seja, muitas mercadorias foram produzidas sem a presença de consumidores suficientes para comprá-las, o que fez os preços caírem drasticamente.

Crack da Bolsa de Valores de Nova York: Em 29 de outubro de 1929, ocorreu uma queda acentuada no valor das ações na Bolsa de Nova York. As ações perderam quase todo o seu valor, e muitas empresas e bancos foram à falência. Entre 1929 e 1932, a produção americana caiu em 54%.

Palavra-chave para lembrar sobre a crise de 1929:

Superprodução!


9ªano: Primeira Guerra Mundial (1918-1914)

Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918)


 Antecedentes: 

1)      Imperialismo/ Disputas Nacionalistas e concorrência econômica: Buscando  novos mercados para a venda de seus produtos, os países industrializados entravam em choque pela conquista de colônias na África e na Ásia.Cada potência dificultava a expansão econômica do país concorrente. Estas disputas econômicas geraram um movimento nacionalista em diversas regiões da Europa, e o nacionalismo exaltado provocava um desejo de expansão territorial, que culminou em conflitos armados.

2)      Política de Alianças: Deste clima de tensão internacional começou a se estabelecer acordos, tratados entre as grandes potências do período. A política de alianças facilitou a organização de um conflito mundial, pois os embates deixavam de serem apenas entre os países diretamente envolvidos, assim como com seus aliados.

  • Tríplice Aliança: formada por Alemanha, Áustria e Itália
  • Tríplice Entente: formada por Inglaterra, França e Rússia

3)      Estopim: Assassinato do Arquiduque herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando, morto pelo estudante da Bósnia – Herzegovina (província austríaca reivindicada pela Sérvia) em 14 de Julho de 1914.


4)      Etapas do Conflito:

  • 1ª Etapa (1914- 1915): Guerra de Movimento: período de grande movimentação nas frentes de batalha
  • 2º Etapa: Guerra de Trincheiras (1915-1916): A Primeira Guerra Mundial pode ser caracterizada pela guerra de Trincheiras, período em que cada um dos lados beligerantes busca garantir suas posições, evitando o avanço do inimigo.
NÃO SE ESQUEÇAM: TRINCHEIRAS são bem mais que buracos no chão pessoal! Pensem na importância estratégica das trincheiras e nas marcas físicas e emocionais que elas deixaram nos soldados.... Finjam que vocês são profundos!!!

  • 3º Etapa: (1917-1918): Entrada dos Estados Unidos e a saída da Rússia: O apoio financeiro e material oferecido pelos EUA ao entrarem na guerra foi decisivo para a vitória da Tríplice Entente. Isolada e sem condições de sustentar a guerra a Alemanha acabou assinando um armistício em 11 de novembro de 1918. Chegava ao fim a Primeira Guerra Mundial.

5)      Pós-Guerra: conseqüências

  • Ascensão dos Estados Unidos enquanto potência mundial
  • Declínio da hegemonia inglesa
  • Tratado de Versalhes: Regulava a paz com a Alemanha
Principais pontos do tratado: Desmilitarização da Alemanha/Devolução da Alsácia e da Lorena à França entre outros territórios/Divisão do território alemão em dois pelo Corredor Polonês/Pagamento de indenização aos vencedores

6)      Tratado de Versalhes e  Segunda Guerra Mundial:

A humilhação imposta à Alemanha pelo tratado de Versalhes seria fonte de ódios e ressentimentos entre o povo alemão. Criava-se assim, nesse país, um clima propício ao despertar de sentimentos extremistas, sentimentos estes capitalizados pelo Nazismo. 



Povos Indígenas - textos trabalho

Dossiê: Povos indígenas