Postagens

IT'S THE EVOLUTION, BABY....

O clipe da música “Do the evolution” do Pearl Jam (1998) faz uma interessante crítica a evolução humana. Como já comentamos em sala de aula, o objetivo da história não é julgar tais fatos, mas sim analisá-los e compreender a importância dos mesmos na evolução de nossa sociedade. Mas não se esqueçam: a história é feita por homens, homens no tempo, então se não gostaram das imagens que viram no clipe acima “ESTÁ EM NOSSAS MÃOS COMEÇAR O MUNDO DE NOVO” GIBBON ...   Então mãos a obra, pessoal!

ENTÃO TÁ VAMOS FALAR DE ..... HISTÓRIA

Imagem

QUEM ... QUEM....?

QUEM FAZ A HISTÓRIA Quem construiu a Tebas das sete portas? Nos livros constam os nomes dos reis. Os reis arrastaram os blocos de pedra? E a Babilônia tantas vezes destruída Quem ergueu outras tantas? Em que casas da Lima radiante de ouro Moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros Na noite em que ficou pronta a Muralha da China? A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os levantou? Sobre quem triunfaram os Césares? A decantada Bizâncio só tinha palácios Para seus habitantes? Mesmo na legendária Atlântida, Na noite em que o mar a engoliu, Os que se afogavam gritaram por seus escravos. O jovem Alexandre consquistou a Índia. Ele sozinho? César bateu os gauleses, Não tinha pelo menos um cozinheiro consigo? Felipe de Espanha chorou quando sua armada naufragou. Ninguém mais chorou? Fredrico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu além dele? Uma vitória a cada página. Quem cozinhava os banquetes da vitória? Um grande homem a ca...

MOMENTO HISTÓRICO : FLU CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2010

Imagem
“Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão”. Nelson Rodrigues

8ºano: PERIODO REGENCIAL (1831 - 1840)

Imagem
Conflitos do Período Regencial (1831 - 1840) Segue a ordem das informações de cada revolta: A) província B) Período de duração C) causas D) Grupos sociais participantes E) Objetivos F) Resultados G) Dados Cabanagem a) Pará b) 1835-1840 c) Injustiça social, exploração e miséria extrema d) Cabanos – homens e mulheres pobres, negros, índios e mestiços que trabalhavam nas florestas e viviam em cabanas a beiro dos rios e) Fim da escravidão, distribuição de terras , entre outras medidas populares f) Os cabanos conseguiram tomar a cidade de Belém, capital da província e instituir um governo. No entanto, por disputas internas o movimento foi duramente reprimido pelo governo regencial. g) movimento não foi imediatamente desmantelado – ocorreu uma interiorização do movimento que teve sua ultima batalha no interior do Amazonas  estima-se que 30 mil pessoas morreram durante a Revolta Farroupilha a) Rio Grande do Sul b)1835-1845 c) Problemas econôm...
“ACIMA DE TUDO PROCUREM SENTIR NO MAIS PROFUNDO DE VOCÊS QUALQUER INJUSTIÇA COMETIDA CONTRA QUALQUER PESSOA EM QUALQUER PARTE DO MUNDO. É A MAIS BELA QUALIDADE DE UM REVOLUCIONÁRIO.” CHE GUEVARA

9º ANO: REVOLUÇÃO CUBANA E CONFERÊNCIA DE BANDUNG

Imagem
Revolução Cubana • 1898: Cuba consegue sua independência da Espanha com a ajuda militar dos E.U.A • 20 de maio de 1902: Emenda Platt: reconhecia a intervenção norte-americana como garantia de sua independência • As primeiras décadas do século XX forma marcadas pelas constantes intervenções militares norte – americanas na política de Cuba, ao mesmo tempo em que aumentava a participação direta dos E.U.A na sua economia • 1934-1959: ditadura de Fulgencio Batista, ligado aos interesses das oligarquias nacionais e dos investidores estrangeiros • 1959: Surge Fidel Castro no cenário político. Em 26 de julho ele organiza um pouco mais de 100 homens e tenta tomar o poder. Batista reprimiu o movimento, prendendo Fidel e em 1955 o expulsando do país • Fidel se exila no México onde organiza o MOVIENTO 26 DE JULHO, que tinha como objetivo retornar a Cuba e derrubar a ditadura de Fulgencio Batista. • 1956: desembarque do movimento em território cubano que se refugia na Sierra Maestr...