Resumo e slides - Fenícios


Resumo e slides - Fenícios









 Fenícios - resumo e slides



O Comércio na Antiguidade: o Mar Mediterrâneo

    As trocas comerciais entre os seres humanos existem desde antes da invenção da escrita. Com o surgimento das civilizações, essas trocas se tornaram mais organizadas, variadas e importantes.
    Mas, há milhares de anos, o transporte de mercadorias não era feito por caminhões, trens ou aviões.     As estradas existiam, mas eram difíceis de percorrer. Por isso, os rios e os mares eram os principais caminhos para o transporte de pessoas e produtos.


O mar Mediterrâneo

    Antes de começarmos, você sabia por que o Mar Mediterrâneo tem esse nome?

    O Mar Mediterrâneo tem esse nome devido à sua localização geográfica. A palavra "Mediterrâneo" deriva do latim mediterraneus, que significa "entre as terras".
    Afinal, o Mar Mediterrâneo é cercado por terras de três continentes: Europa, África e Ásia.
    Dá uma olhada... é como se o mar estivesse “abraçado” por terras!


Mapa do Mar Mediterrâneo

🗣️ “Tá legal, professora... Mas por que a gente tem que saber disso?”

    Boa pergunta! Se esse mar liga três continentes, ele também conecta povos, culturas e produtos.         Então, da Ásia Menor ao Egito, da Mesopotâmia a Cartago, muitos navegavam por suas águas em busca de comércio e contato com outras civilizações.

    Vamos conhecer alguns desses povos?


Os fenícios: os grandes navegadores do passado

    Já estudamos a Mesopotâmia (Ásia), o Egito (África) e os Reinos de Axum e Cuxe (África). Está na hora de retornarmos à Ásia, para conhecer os fenícios.
    Com uma população que se desenvolveu próxima a altas montanhas, que dificultavam o acesso ao interior do continente, os fenícios dominaram as rotas do Mediterrâneo.

    Sem muita terra para plantar... bora conquistar o mar! 🌊


— Mas, professora, quando isso aconteceu? E onde?


Ah, você quer saber a localização e o período? Tá legal! Vamos descobrir!

    De origem semita, a cultura fenícia começou a se desenvolver por volta do ano 2000 a.C., entrando em declínio próximo ao ano de 300 a.C.

    Lembra do Crescente Fértil? O berço da civilização?
    Pois bem, os territórios fenícios faziam parte dessa região. Observe:

📍 Mapa do Crescente Fértil

    Os fenícios se localizavam em uma região estratégica, onde atualmente ficam o Líbano e parte dos territórios de Israel e da Síria.
    Porém, o pequeno território em que viviam não era favorável à agricultura.

    Sem muitas possibilidades de cultivar a terra, os fenícios se lançaram ao mar.
    Aproveitando a abundância de cedro das florestas da região, construíram navios leves e resistentes.
   Com essas embarcações e conhecimentos astronômicos, os fenícios tornaram-se os grandes navegadores da Antiguidade e são reconhecidos até hoje por seus feitos.

🧭 Vale um clique:
Uma expedição arqueológica realizada em Urla, Turquia, por volta do ano de 2014, recuperou um navio fenício quase intacto, de aproximadamente quatro mil anos.


O comércio e o mar

    Com grande quantidade de madeira — especialmente o cedro — que facilitava a fabricação de embarcações eficientes, e um litoral com bons portos naturais, os fenícios desenvolveram uma economia voltada para o comércio marítimo.
    Suas principais cidades, como Biblos, Sídon, Tiro e Beritus (atual Beirute, capital do Líbano), floresceram e prosperaram graças a esse comércio.

    Do mar também vinha o múrice (ou múrex), um molusco do qual se produzia uma tinta púrpura, bastante valorizada na região.

 (Luana Pillmann/Getty Images e Wikimedia Commons/Montagem sobre reprodução) 
Leia mais em: https://super.abril.com.br/historia/purpura-tiria-o-pigmento-que-fedia-peixe-podre-e-custava-seu-peso-em-ouro/

    Dá para acreditar que, para se produzir uma grama e meia do corante, eram necessários mais de 12 mil desses moluscos?!

    Essa tinta era tão rara que só reis e nobres podiam usá-la.
    Se hoje o ouro é sinônimo de luxo, naquela época, vestir roupa roxa era símbolo puro de poder!


E vocês? Não estão curiosos para saber como o poder era organizado e dividido nessa sociedade? Se não estão, vão ficar!

    Com uma organização tão ligada ao comércio marítimo, a política e a sociedade fenícias também eram organizadas e estruturadas em torno desse comércio.

A sociedade era assim:

  • No topo: comerciantes, sacerdotes e aristocratas;

  • Depois: artesãos e pequenos comerciantes;

  • Na base: trabalhadores comuns.

    — Nossa professora, que reino legal?
    — Não, não! Os fenícios nunca foram um reino. Eles se organizavam em cidades-Estado, como alguns povos da Mesopotâmia, lembra?
    — Tá, eu sei, vocês não se lembram, mas eu repito: como já falamos, uma cidade-Estado é uma cidade, um local independente, que possui seu próprio governo.

    Mas tinha um detalhe importante: as cidades-Estado fenícias eram governadas por uma elite formada por ricos comerciantes marítimos.
    Assim, com uma economia ligada ao comércio — e um comércio ligado ao mar — quem controlava politicamente essas cidades-Estado era a elite comercial marítima.
    Por isso, os fenícios formaram uma talassocracia.

    Tala… o quê, professora?
    Talassocracia é um Estado onde o poder e a riqueza derivam dos mares e do controle das rotas marítimas.


O alfabeto fenício e sua cultura





    Mas não foi só navios e uma forma de organização política difícil (talassocracia) de falar que os fenícios nos deixaram.

    Além dos navios, os fenícios também foram os criadores do primeiro alfabeto fonético do mundo.

    Tão lembrando do comércio, né?

    Os fenícios mantinham relações econômicas com diferentes sociedades, sendo parceiros comerciais do Egito e da Grécia, por exemplo.

    Em contato com sociedades tão diferentes entre si, os fenícios precisavam de uma comunicação fácil, rápida e prática.

    Daí surgiu o alfabeto fonético, onde cada símbolo tinha um som específico — assim como o nosso alfabeto.

    Mas o deles não tinha vogais, apenas 22 símbolos.

    Os gregos adaptaram esse alfabeto, depois vieram os romanos, e desse alfabeto nasceu o alfabeto latino, o que usamos hoje!

    Então, se você está lendo este texto agora... pode agradecer aos fenícios!


A influência

    Além do alfabeto, os fenícios transmitiram aos gregos princípios de aritmética e de astronomia, adquiridos em suas viagens ao Oriente.
    Os fenícios também sofreram influências de muitos povos e diversos aspectos de sua cultura.

    Por exemplo, eles eram politeístas, como diversos povos da época, e cultuavam vários deuses.
    Muitos desses deuses têm semelhanças com divindades de outras culturas, como Astarote, deusa da fertilidade, que lembra Afrodite (Grécia) e Ísis (Egito).


O que aconteceu com eles?

— Professora, mas se os fenícios eram tão bons... o que aconteceu com eles?

    Bem, no meio do caminho tinha Alexandre, tinha Alexandre, o Grande, no meio do caminho.

    O auge da civilização fenícia foi por volta de 1200 a.C., quando, com o declínio do Egito e de outras civilizações, eles emergiram como uma grande potência econômica.

    No século VIII a.C., foram dominados pelos assírios — lembra daqueles que tentavam dominar o Egito?


    Depois, os persas conquistaram o território.

    Finalmente, Alexandre, o Grande, conquistou o território fenício durante a expansão de seu império.

    Mas essa... é história para outra aula.


Bibliografia: 

BBC. Quem foram os fenícios, navegadores que deram origem ao alfabeto moderno? Publicado em 29 jul. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy92w17qkeeo. Acesso em: 28 ago. 2025.

HISTÓRIA PARA O 6º ANO. E onde surgiram as primeiras cidades? No Crescente Fértil! Disponível em: https://historiaparao6ano.wordpress.com/2011/09/19/e-onde-surgiram-as-primeiras-cidades-no-crescente-fertil/. Acesso em: 28 ago. 2025.

HISTÓRIA DO MUNDO. Civilização Fenícia. Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/fenicia/civilizacao-fenicia.htm. Acesso em: 28 ago. 2025.

KARNAL, Leandro et al. Viver História com Leandro Karnal – 7º ano: manual do professor. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2022.

NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Qual é a origem do Mar Mediterrâneo? Uma inundação que gerou cachoeiras como a das Cataratas do Iguaçu dá pistas. Publicado em 23 jul. 2025. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2025/07/qual-e-a-origem-do-mar-mediterraneo-uma-inundacao-que-gerou-cachoeiras-como-a-das-cataratas-do-iguacu-da-pistas. Acesso em: 28 ago. 2025.

SARAIVA EDUCAÇÃO. História.doc: 6º ano / Ronaldo Vainfas...[et al]. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2022. (Coleção História.doc).

SIGNIFICADOS.COM.BR. Talassocracia – Significado. Disponível em: https://www.significados.com.br/. Acesso em: 28 ago. 2025.

STUDHISTÓRIA. O que é um povo semita? Disponível em: https://studhistoria.com.br/qq-isso/semita/. Acesso em: 28 ago. 2025.

SUPERINTERESSANTE. Púrpura Tíria: o pigmento que fedia peixe podre e custava seu peso em ouro. Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/purpura-tiria-o-pigmento-que-fedia-peixe-podre-e-custava-seu-peso-em-ouro/. Acesso em: 28 ago. 2025.

TODO ESTUDO. História da Escrita. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/historia-da-escrita. Acesso em: 28 ago. 2025.

TODA MATÉRIA. Mar Mediterrâneo – Localização, importância e características. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mar-mediterraneo/. Acesso em: 28 ago. 2025.

QUERO BOLSA. Fenícios – História Geral. Disponível em: https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/fenicios. Acesso em: 28 ago. 2025.

ATLAS VIRTUAL DE HISTÓRIA. Fenícia – História Antiga. Disponível em: https://historia.atlasvirtual.com.br/fenicia.php. Acesso em: 28 ago. 2025.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reinos Iorubás e Povos Bantos - resumo e slides

Sociedades Maias, Astecas e Incas - resumo e slides

Reinos de Sahel - resumo